segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atividade 4.3 pág:187

A pesquisa feita nas escolas de Florianópolis, concluiu que embora o uso das mídias nestas escolas seja razoalvemente grande, não foi possível dizer que refletir sobre os usos seja uma atividade comum.
Em muita de nossas escolas há computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso á internet, mas não há a formação suficiente ou adequada das professoras que promova ou estimule o uso critico e criativo dos mesmos, pois também não levam em conta que muitas professoras não sabem como usar tais tecnologias.As escolas trabalham as habilidades dos alunos frente aos computadores e não fazendo o uso consciente e refletindo sobre quais meios seriam os mais adequados para estimulá-los no seu uso de modo criativo. Tem mídias nas escolas, mas está muito longe de ser o ideal, pois os professores não sabem direito como usá-las. Não vi ainda nenhum trabalho com o uso das mídias nas escolas, apenas usando a internet nos joguinhos com as crianças.
A maioria das professoras parece ainda não ter se dado conta de que poderia ser mediadora desses usos tecnológicos na escola e as que têm tal possibilidade não sabem como fazê-lo.
Todas estão percorrendo este caminho em busca do saber tecnológico, para saber como usar a tecnologia nas escolas da maneira como se deve,é um caminho dificil, mas não impossivel de ser alcançado.

Um comentário:

  1. Importante cometário este seu Su! penso da mesma forma. Os professores ainda estão em fase de experimentação nas atividades com as mídias. Percebo que nós professores estamos um tanto tímidas com relação ao desempenho das amplas atividades da mídia. Lembro que no início do construtivismo, o caso com os mestres da educação não foi diferente , poucos professores adentravam nas buscas construtivistas. Alguns educadores que encabeçaram os trabalhos com o construtivismo, de alguma maneira eram taxadas. Agora com as tecnologias,não temos outra saida. As inovaçoes na informação estão muito aceleradas e se nós professores não organizarmos, estaremos correndo sérios riscos de perder a qualidade de educadoras e mediadoras. Pois é isso que precisamos ser daqui para frente.Temos que ter disposição para aprender a medir os conhecimentos dos alunos, afim de elevar seus saberes a partir do foco inicial dos já oferecidos pelas mídias.

    ResponderExcluir